# 2
Instalação de Piscinas Flutuantes na barragem do Monte Clérigo, de Almodôvar
Valor
46855€
Área
Saúde, Relações Sociais e bem-estar; Ambiente; Valorização do Edificado
Estado do projeto
Estudo prévio
Proponente(s)
Tiago Miguel Martins Encarnação
Localização
Almodôvar
Anexo(s)
Proposta Instalação de piscinas.pdf
Partilhar
Descrição do projeto

Efetivamente, tendo em conta o âmbito do programa Orçamento Participativo Jovem 2021, levado a cabo pela Câmara Municipal de Almodôvar, seria de esperar que não ficássemos indiferentes à oportunidade em questão, que vem colocar às gerações mais novas do concelho a possibilidade de participarem, de uma forma ativa e empreendedora, no incremento e valorização da sua própria vila.    

Com esta proposta, pretendemos, assim, propor a instalação de uma plataforma aquática composta, integralmente, por cubos de plástico e livre de qualquer manutenção, podendo deste modo permanecer dentro de água, salgada ou doce, por um período de tempo indefinido, mas cuja duração útil de vida, é assim, longa e resistente a quaisquer raios ultravioleta, ácidos ou óleos. Sendo o processo de montagem da mesma simples, este não carece consequentemente do uso de materiais demasiado complexos.       

No contexto da sugestão referida, procuramos conceber na mesma, além de uma zona de banho que permita aos utilizadores desfrutarem da barragem, incluir igualmente uma zona de solário onde os almodovarenses e demais visitantes consigam usufruir de um tempo de descanso, enquanto aproveitam o sol e o clima quente que o nosso Alentejo tem para oferecer ao longo de toda a época balnear.  

Não obstante, é de ressaltar que a área em foco se encontra, porém, adequadamente protegida de maneira a que a segurança de todos esteja sempre presente e garantida. Ao mesmo tempo, o interior (fundo e paredes laterais) das próprias piscinas será criado com uma rede de proteção de modo a assegurar e a precaver, mais uma vez, a proteção dos usufruidores.           

Por conseguinte, todos os detalhes que digam respeito à estrutura, planificação e composição do conceito aqui exposto, encontram-se devidamente indicados nos documentos anexados à proposta e que contêm, entre tantos outros pormenores importantes, informações referentes às medidas dos espaços (zona de piscina e zona de solário), aos materiais utilizados, e restantes aspetos necessários à concretização da mesma.             

Deste modo, acreditamos plenamente que a criação deste projeto e a implementação desta iniciativa trará, seguramente, grandes benefícios para dinamização de uma terra como Almodôvar, jogando a favor da saúde e bem-estar da sua população ao estimular o uso concreto de um espaço que já é, mesmo assim, frequentado por muitos e considerado, por tantos outros, um ponto de passagem obrigatório.     

Desta forma e concluindo, é sem dúvida alguma para nós, enquanto jovens “nascidos e criados” cá, um orgulho imenso sentirmo-nos úteis ao podermos contribuir, com tamanho entusiasmo, para o desenvolvimento e prosperidade desta “casa” que será sempre nossa.

Proponentes: Tiago Miguel Martins Encarnação, Inês do Carmo Monteiro Parrinha Saleiro e Alexandra Isabel Rufino Figueira Rodrigues