# 1
Almodôvar Desporto Seguro – Programa Municipal de DAE nos equipamentos desportivos
Valor
35000€
Área
Saúde
Proponente(s)
Luís Carlos Piedade Martins
Localização
Almodôvar
Partilhar
Descrição do projeto

A presente proposta enquadra-se no domínio (área de intervenção) da saúde, previstos na alínea a) do n.º 3 do artigo 4.º das Normas de Participação do Orçamento Participativo Jovem 2021 (OPJ 2021).

A proposta visa a implementação de um programa de Desfibrilação Automática Externa (DAE) que cubra todos os equipamentos desportivos do concelho onde se pratique desporto federado ou desporto escolar. Para além da aquisição dos equipamentos (Desfibrilhadores Automáticos Externos – DAE), a proposta inclui a realização de um programa alargado de formações em Suporte Básico de Vida e DAE para funcionários dos espaços, professores e outros elementos da comunidade escolar, dirigentes desportivos e/ou atletas que frequentem regularmente os espaços desportivo.

Nesse sentido, propõe-se a instalação de Desfibriladores Automáticos Externos (DAE) em: estádio de futebol do complexo desportivo de Almodôvar; Piscinas Municipais (para abranger os campos de ténis, verificar se necessário 1 ou 2 aparelhos); Pavilhão Gimnodesportivo de Almodôvar; Campo de Futebol da Aldeia dos Fernandes; Campo de Futebol do Rosário; Campo de Futebol de Santa Clara-a-Nova e Pavilhão Gimnodesportivo da Escola Secundária de Almodôvar. Deverá ser avaliada a necessidade e as condições classificados como espaços desportivos, mas onde é praticado desporto federado, nomeadamente o salão dos Bombeiros Voluntários de Almodôvar, as instalações da Almovimento e a Pista de Motocross de Santa Clara-a-Nova. Igualmente deverá ser analisada a possibilidade de dotar umas das viaturas da Escola de Ciclismo de Almodôvar com um DAE.

Assim a proposta inclui a aquisição de até 11 Desfibrilhadores Automáticos Externos e de 11 formações de Suporte Básico de Vida e DAE para utilizadores (a selecionar) dos espaços onde serão instalados os desfibrilhadores.

O modelo de equipamento DAE a instalar deve ser escolhido após parecer de uma entidade certificada para o efeito, no entanto, socorrendo-nos de uma pesquisa no portal Base.gov.pt e de propostas (que são públicas e que poderei fazer chegar posteriormente) de empresas certificadas no fornecimento destes equipamentos e de formação para  a sua utilização, a implementação desta proposta será possível sem esgotar a dotação orçamental para o OPJ 2021.